Sobre o blog

"Resultado que nasce incansável da arte de lapidar palavras e transmitir conteúdos"

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Entenda os significados das marcas com Alexandre Wollner


Construindo uma identidade visual

Alexandre Wollner nasceu em 1928 e é um dos grandes nomes do design gráfico brasileiro, responsável pela criação de logotipos de diversas marcas, como Itau, Klabin, Ultragaz, entre outras. Além de participar da fundação do escritório de design Forminform, em 1958.

A experiência do designer, artista plástico e crítico é vasta. Sua formação acadêmica começou no Instituto de Arte Contemporânea (IAC) do Museu de Arte de São Paulo (MASP), nos anos 50; passou pela Escola Superior de Design na cidade de Ulm, na Alemanha e, sem dúvida, ganhou corpo a cada trabalho desenvolvido por ele e sua equipe.

Não é atoa que, hoje, Wollner possua tão apurado senso estético de design e composição, a ponto de poder analisar marcas contemporâneas e falar com respeito e expertise dos muitos significados que essas identidades visuais possam ter. Por exemplo, o que dizer da logomarca criada para a Copa do Mundo de 2014? O que sua identidade visual revela?

Conhecer de perto o trabalho de um especialista é um privilégio e poder escutá-lo é ainda melhor. Para quem se interessa, quer conhecer os passos de Wollner, assim como suas lições sobre os processos criativos de um trabalho de design gráfico, seguem algumas opções:

- Participar da palestra Marcas: com e sem significado, que ocorre no dia 05 de novembro no espaço Atec Cultural, destinado à realização de debates e exposições, criado há um ano pela Atec Original Design, distribuidora de marcas e produtos importantes, que valorizam um design eficiente, original e de qualidade. (Mais informações abaixo).

- Conhecer e estudar na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), no Rio de Janeiro, da qual Wollner é um dos fundadores e foi professor por muitos anos. Na ESDI, são oferecidos cursos de graduação em design industrial, pós-graduação em design e outros cursos de extensão.

- Ler, ver e entender os trabalhos desenvolvidos, registrados e catalogados pelo especialista, presentes no livro Design Visual 50 anos (Cosac Naify, 2003), considerado referência na área e presença indispensável na estante de todo designer brasileiro. O livro pode de ser adquirido por R$ 190,00 na loja virtual da editora.

Enfim, se a soma de tudo por que passamos, absorvemos e criamos nesta vida resulta naquilo que somos, portanto na nossa marca pessoal, talvez nós e nossa marca sejam uma elaborada identidade visual, em parte refinada por nós mesmos, em parte pelo outro que nos observa e critica.

A oportunidade desse outro ser uma das pessoas que mais entende do significado das marcas pode ser única. Ouvir, presenciar e entender este grande especialista que é Alexandre Wollner, ainda por cima no Dia do Designer, será um privilégio.

Data e Hora: Segunda-feira 05 de novembro de 2012, às 19h30
Local: Avenida Faria Lima, 1.800, 10º andar, Pinheiros
Inscrição: Pelo telefone (011) 3034-1800
Detalhes: gratuita, limitada a 60 lugares, estacionamento (à parte)

3 comentários:

  1. Oi Noemi!

    E ai, você foi lá no evento?
    Se sim, tem como você dar uma comentada de como foi e do que foi falado?
    Fiquei curiosa pra saber...

    Leila.

    P.S.: Adorei o seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila,

      Foi bastante interessante, o Wollner falou um pouco sobre as etapas do processo criativo, que se inicia com a preparação, que a ideia é gerada no inconsciente a partir do repertório que nós temos adquirido, ocorre um processo de incubação e finalmente de insight criativo até chegar ao consciente e se manifestar através do desenho que é o resultado.

      Com isso ele demonstra como chegar num logotipo ou logograma que tem um significado, que não partiu do nada, que tem embasamento. Inclusive ele defendeu que é preciso saber explicar o processo criativo ao cliente, demosntrá-lo não só com o resultado (o desenho, a linguagem visual), mas com a linguagem verbal.

      Como exemplo ele utilizou o logotipo da marca EUCATEX criado por ele, utilizando a sequência fibonati para fazer um padrão de criação de todo um alfabeto tipográfico! O Wollner também falou de outras marcas, analisando quais seriam os significados ou não, sempre com críticas consistentes, claro, ele tem cacife pra isso!

      Bom, obrigada pelo elogio ao blog, espero que continue nos visitando!!

      Excluir
    2. Oi Noemi.

      Obrigada pela sua resposta! Deve ter sido realmente boa a palestra. Pena que eu não pude ir, mas numa próxima, que sabe!

      O seu blog é realmente interessante, bem divertido e com assuntos variados, estou aos poucos lendo todas as matérias, é possível que eu deixe mais uns recadinhos por aí...
      Até uma próxima então!

      Leila

      Excluir

Sugestões, críticas, dúvidas ou elogios são muito bem-vindos!