Sobre o blog

"Resultado que nasce incansável da arte de lapidar palavras e transmitir conteúdos"

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Quatro gatos, quatro estações

Certa vez fui à casa de uma tia, prima do meu pai, que morava no interior paulista, e ela tinha quatro gatinhos. Três eram machos: Verão, Outono e Inverno; e uma era fêmea: Primavera, é claro. Mas as semelhanças dos bichanos com as quatro estações não paravam nos nomes.

Verão era um gato gordo e folgado, sempre que possível comia a comida dele e dos outros irmãos. Era impossível não notá-lo, com sua pelagem cinza rajada, com riscas claras e escuras, olhos azuis claros, Verão não podia ver um colo disponível que já se aconchegava, todo molenga e carinhoso.

Outono, por sua vez, era magrinho, de pelagem tricolor e bastante arisco. Vivia nos telhados ou em cima das árvores, só dava para saber onde ele estava quando balançava os galhos e fazia as folhas caírem. Logo que cheguei demorou uns dias para me convencerem que o Outono existia.

Já o Inverno era um gato com o instinto de caçador bastante aguçado. Passava o dia dormindo, mas à noite saía sorrateiro e atacava insetos e ratos, que trazia como prendas. Inverno tinha a pelagem longa, era preto, com as patas brancas, parecia que usava um sobretudo e luvinhas, muito estiloso.

Sem dúvida, a Primavera era a mais agradável. Uma gatinha branca, com manchinhas amareladas e a pelagem bem cuidada. A brincadeira favorita da Primavera era se esconder no jardim, no meio das plantas, e saltar de repente, perseguindo abelhas e borboletas, muito ativa e espertinha.

Os nomes geravam diversas conversas engraçadas. "O Inverno matou duas baratas na noite passada". "O Outono subiu por aqui, deixou um rastro de folhas no chão". "Não consigo dormir com o Verão na minha cama". "Onde está a Primavera? É só procurar uma borboleta voando e lá está ela".

Gostei muito da ideia da minha tia de colocar os nomes das estações nos gatos! E se algum dia eu tiver um, também colocaria um nome bem criativo desses, por exemplo os meses do ano: Janeiro? Fevereiro? Março? Ou se forem quatro, que tal os pontos cardinais: Leste, Oeste, Norte e Sul?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, dúvidas ou elogios são muito bem-vindos!