Sobre o blog

"Resultado que nasce incansável da arte de lapidar palavras e transmitir conteúdos"

sábado, 23 de abril de 2016

Moderna, ultrapassada ou complicada?

Imaginemos o seguinte diálogo:

Eu:
- Fiz faculdade de jornalismo.
Você:
- Ah...
Eu:
- Sim, quando comecei ainda precisava do diploma. 
Você:
- Ah!
Eu:
- Mas eu nunca fui realmente jornalista!
Você:
- Ah?
Eu:
- Aliás, eu nem sei o que uma jornalista de verdade faz...

Pronto. Agora você quer saber: por que escolhi essa profissão? Bom, eu queria poder escrever histórias! Sabe como é, conhecer pessoas, culturas, pontos de vistas, vivências diferentes e... contar histórias. Como aquelas da Eliane Brum em "O Olho da Rua", uma excelente inspiração.

Mas hoje em dia as coisas não são mais assim. Não existe vaga de colunista do jornal sendo anunciada em site de empregos. Pra jornalista só tem vaga de assessoria de imprensa, que se resume em livrar empresa de pepino e mandar e-mail marketing, ou analista de mídias sociais... preciso explicar?

Claro que eu não desisti de escrever, porém faço isso mais pra mim do que pra você. Coloco uma postagem aqui no blog, abro um bloco de notas no pc ou no celular, rabisco umas frases atrás do cupom fiscal do supermercado, ou onde der, até na parede do meu quarto costumo escrever.

Pois é, não está fácil pra ninguém. Machado de Assis seria um "youtuber" nos tempos de hoje! Imagina o sucesso? "O que será que Bentinho vai fazer com Capitu? Na próxima semana tem mais um vídeo! Não se esqueça de se inscrever no canal do @Assis_Machado. Quem gostou curte e compartilha".

São tempos modernos de mais ou eu que estou ultrapassada? Se eu tivesse dez anos menos, em época de vestibular, jamais teria escolhido cursar jornalismo. Já que o objetivo era escutar as histórias dos outros, poderia ter ido para a psicologia, por exemplo. Imaginemos o seguinte diálogo:

Eu:
- Fiz faculdade de psicologia.
Você:
- Ah...
Eu:
- Não, eu não estou te analisando. 
Você:
- Ah!
Eu:
- Mas eu nunca fui realmente psicóloga!
Você:
- Ah?
Eu:
- Aliás, eu nem sei o que uma psicóloga de verdade faz...

Desisto. Não é só uma questão de ser moderna ou ultrapassada. Pelo visto sou mesmo é complicada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, dúvidas ou elogios são muito bem-vindos!