Sobre o blog

"Resultado que nasce incansável da arte de lapidar palavras e transmitir conteúdos"

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Tomar banho é um luxo

Em São Paulo não tem chovido o bastante. Resultado: as represas que abastecem 9 milhões de pessoas na região entregaram mais água aos encanamentos da cidade do que receberam das nuvens de chuva.

Sistema Cantareira em 2014.
Porém, para a maioria das pessoas, nada mudou. Ninguém percebe se estão usando o chamado "volume morto" da Cantareira ou não. Abre-se a torneira e a água jorra, pronto.

Uma pessoa que enxerga perfeitamente pode fechar seus olhos e experimentar as sensações de outra pessoa com visão limitada. Mas como ela não está realmente cega, pode abrir os olhos a qualquer momento.

Quer saber como é ficar sem água? Experimente passar um dia sem abrir a torneira, sem lavar as mãos ou a louça, sem escovar os dentes, sem dar descarga e sem tomar banho! Agora imagina ter que passar muitos dias sem água ou usando muito menos do que está acostumado.

A verdade é que não se dá o devido valor ao que se tem em abundância. Se nunca nos faltou água, não percebemos o quão luxuoso é poder tomar um delicioso banho todos os dias, às vezes dois, ao acordar e antes de dormir.

Segundo dados da Sabesp, banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Já de acordo com a ONU, cada pessoa necessita de apenas 110 litros de água por dia para atender a necessidades de higiene.

Certamente há muitos seres humanos que vivem com bem menos água do que isso, enquanto há outros que são "milhonários" e não se dão conta do quanto andam desperdiçando por aí.

Seca progressiva no Mar de Aral, na Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, dúvidas ou elogios são muito bem-vindos!